Transições na vida (Parte 1)


Lembre-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e sofrimento…aceitaram alegremente… Hb. 10.32-34
Estes cristãos tinham passado por um tempo de vitoria. Mas depois o Senhor, em sua Graça,  planejou outra etapa de peregrinação. Nas palavras de Samuel Escobar, essa comunidade vive agora uma época de transição.
As transições são aquelas etapas em que a vida muda radicalmente. De repente as coisas mudam de tudo para nada. É verdade que há crises para as quais já estamos um pouco mais prevenidos, pois os livros as prevêem. Mas a verdade que nós não as vivemos na carne até que elas cheguem de fato.
Muitas vezes as transições Sao trazidas pelos ciclos da vida, mas elas surgem também dos contextos sociais. Creio que nos vivemos uma época de profunda transição.Nossa época deixou de viver pelas idéias e passou a viver segunda critérios práticos: a vida já nao e mais orientada pelas convicções, mas sim pelas conveniências. Se hoje e conveniente ser comunista, se e comunista, se logo adiante o melhor aliar-se ao capitalismo, faz-se aliança com o capitalismo.. Um mundo assim de muitíssima instabilidade.
Há características que Sao próprias de uma situacao de transição: sentimentos, vivências, tentações que acompanham quem passa por um época de mudança. Estas marcas podem ser identificadas na comunidade de fé descrita em Hebreus 10. Há momentos em que parece que a vida contradiz aquilo que cremos e esperamos de Deus.
As etapas de transição Sao acompanhadas de angustiosos sentimentos de perda. Temos que deixar para trás cargos, relações, posses. Isso nos causa uma profunda sensação de vazio, que gera frustração e depressão. O autor aos hebreus percebe o que eles estão sentindo e diz (hebreus 6.10) Deus nao e injusto, ele nao se esquecera do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram e continuam a ajuda-Los.
Continuarei no próximo post.
Bispo Mário Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário